DESASTRE

Mais de 600 voos são cancelados no Japão pela chegada do tufão Jebi

Acredita-se que o tufão Jebi seja o mais forte a atingir a região em 25 anos.

4 SET 2018 • POR Agência EFE • 16h20
Foram emitidos alertas para que 300 mil pessoas evacuem suas casas. - Ichiro Banno/Kyodo News/AP

A aproximação do potente tufão "Jebi" do território japonês provocou nesta terça-feira (data local) o cancelamento de mais de 600 voos devido aos fortes ventos e às intensas chuvas que a agência meteorológica nacional prevê nas regiões oeste e leste do país.

A expectativa é de que "Jebi", o 21º tufão desta temporada no Pacífico, catalogado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão (JMA), toque a terra na ilha de Shikoku (oeste) ou na península de Kii por volta do meio-dia (horário local, 0h em Brasília).

"Jebi" encontrava-se a 160 quilômetros ao sul da cidade de Konan, na ilha de Shikoku, às 8h45 (20h45 de segunda-feira), e se deslocava a 35 quilômetros por hora em direção norte-nordeste, detalhou a JMA, que advertiu para fortes ondas e pediu precaução perante possíveis inundações e deslizamentos de terra.

A pressão atmosférica detectada no tufão e as fortes rajadas de vento que ele gera, de até 216 quilômetros por hora, levaram o organismo a qualificá-lo como o mais poderoso que chega ao arquipélago nesta temporada e o mais forte em 25 anos, caso mantenha sua força ao tocar a terra.

Além das companhias aéreas, também foram alterados os serviços de trens locais e as linhas de alta velocidade, como a que cobre o trajeto Osaka-Hiroshima, suspensa indefinidamente, enquanto outras decidiram operar com menor frequência, segundo informou a emissora pública "NHK".

Algumas empresas recomendaram a seus funcionários que trabalhem de casa nesta terça-feira, enquanto as aulas foram suspensas em colégios locais. A atividade comercial também foi alterada, como a do parque temático Universal Studios Japan, em Osaka, que fechou hoje devido à tormenta, de acordo com a agência local de notícias "Kyodo".

O Japão sofreu nesse verão com vários tufões e chuvas torrenciais, como as que deixaram mais de 200 mortos em julho na metade sul do país, especialmente na região ocidental, dentro da trajetória atual de "Jebi".

A expectativa é de que o tufão atravesse o mar do Japão na noite dessa terça-feira e que perca força progressivamente até converter-se em um ciclone extratropical na quarta, indicou a agência.