Aumento na conta de luz

Energia: Reajuste tarifário da Elektro é aprovado

23 AGO 2018 • POR da Redação • 08h20

Consumidores da Elektro Eletricidade e Serviços S/A nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul terão reajuste na conta de energia a partir do dia 27 de agosto, data da atualização anual de tarifas. Conforme deliberado em reunião pública no dia 21 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio será de 24,42%. Com o acréscimo, consumidores devem ficar ainda mais atentos para evitar desperdícios e fazer uso eficiente do insumo.

A distribuidora paulista é responsável pelo fornecimento de energia em cinco municípios na região Leste do Estado: Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo. Ao todo, são 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas em 223 municípios paulistas e sul-mato-grossenses.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Aneel considera a variação de custos associados à prestação do serviço. Conforme a agência federal, o que mais influenciou no reajuste da Elektro foram os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico. Sozinhos, os componentes financeiros responderam por 13,36 pontos porcentuais do reajuste médio de 24,42% aprovado.

Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora.