Dourados

Apae chega aos 45 anos com desafios e conquistas

22 AGO 2018 • POR Flávio Verão • 13h00
Hedio Fazan

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dourados comemora a chegada dos 45 anos de fundação no dia 1° de setembro. Para celebrar a data, a instituição promove uma série de atividades que teve início ontem, durante abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Ontem, os alunos participaram de apresentações culturais e brincadeiras. As ações iniciaram às 8h e foram marcadas pelo lançamento de revista dos 45 anos da Apae Dourados. Uma série de reportagens e imagens trazem os desafios e conquistas ao longo de mais de quatro décadas.

A inclusão dos estudantes no mercado de trabalho é uma das histórias presentes na revista. Ela mostra a alegria e o prazer de 10 jovens e adultos que ocupam cargos administrativos em empresas locais, alguns deles estão no mesmo posto de trabalho há 15 anos.

Hoje, a Apae atende diariamente 230 crianças, jovens e adultos dentro da escola e outras 20 fora da instituição, sendo na área da saúde. Elas participam de atividades lúdicas, esportivas, pedagógicas, profissionalizantes, além de terapêuticas. “Tudo que é feito dentro da Apae tem como objetivo melhorar o convívio social dos alunos, dando a eles novas perspectivas”, diz a diretora Elizabeth de Fátima Wirgues.

A instituição conta com profissionais que ministram diversas disciplinas. Além das atividades pedagógicas, os estudantes ainda aprendem informática, jardinagem, horticultura e atuam em cozinha industrial, de acordo as condições e limitações de cada aluno. Enquanto eles estudam, as mães têm a possibilidade de participar de oficinas profissionalizantes de artes manuais, desenvolvidas na própria Apae. Muitas das mulheres já passaram a ter a sua própria renda depois que participaram das atividades.

O ambiente ainda oferece consultório odontológico e atendimento clínico no Complexo Especializado de Saúde (CES), fornecendo serviços de assistência social, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psiquiatria.

Na sexta-feira, dia 24, a Apae promoverá no salão de eventos da Unigran, a partir das 19h, um bingo que terá prêmios como moto Honda 125cc, TV de 49 polegadas, Tela com pintura a óleo, mesa em mosaico, além de sorteio de brindes. As cartelas custam R$ 40 e podem ser adquiridas na própria Apae.

A entidade é mantida com a ajuda da sociedade por meio de doações de pessoas e empresas e de convênios com os governos federal, estadual e municipal, no entanto, os repasses governamentais chegam com atraso. Elizabeth diz que a Apae está de portas abertas para receber qualquer tipo de doação. O endereço é