Eleições 2018

Sem Lula, Bolsonaro lidera disputa presidencial

21 AGO 2018 • POR Reuters • 09h25

O pré-candidato do PSL à Presidência da República, deputado Jair Bolsonaro, lidera com alguma folga a corrida pelo Palácio do Planalto no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 20% das intenções de voto, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira.

Na sequência, vêm Marina Silva (Rede), que registrou 12%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), com 4% e o senador Alvaro Dias (Podemos), com 3%.

A pesquisa, realizada depois do registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral, tem margem de erro de 2%, para cima ou para baixo, com nível de confiança de 95%. O levantamento mostrou, segundo dados publicados no site do jornal O Estado de S. Paulo, 29% de votos nulos e brancos e 9% de indecisos.

No cenário com Lula, o ex-presidente lidera com 37%, seguido por Bolsonaro (18%), Marina (6%), Ciro (5%), Alckmin (5%) e Dias (3%).

Lula está preso desde abril em Curitiba, onde cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá. Embora o PT tenha registrado a candidatura do ex-presidente na semana passada, ele deve ser barrado de concorrer pela Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados por órgãos colegiados da Justiça.

A pesquisa do Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi feita entre os dias 17 e 19 de agosto, com 2.002 eleitores, em 142 municípios.

A última pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada em junho, mostrava quadro relativamente parecido.

No cenário sem Lula, Bolsonaro tinha 17%, seguido por Marina (13%), Ciro (8%) e Alckmin (6%). Haddad tinha apenas 2%.

Com o ex-presidente, o petista liderava com 33 por cento, vindo depois Bolsonaro (15%), Marina (7%), Ciro (4%) e Alckmin (4%).

Na nova pesquisa, 60 por cento disseram que não votariam em Haddad de jeito nenhum se Lula for impedido de disputar a eleição e declarar apoio ao ex-prefeito de São Paulo, enquanto 13% disseram que votariam com certeza e 14% que poderiam votar.

Mas quando é medida a rejeição do eleitor em geral, apenas 16% disseram que não votariam em Haddad de jeito nenhum. Nesse quadro, o líder é Bolsonaro, com 37%, vindo depois Lula com 30%, Alckmin com 25%, Marina com 23% e Ciro, com 21%.