Festival

Sul-mato-grossenses é quem mais prestigiaram Festival de Inverno de Bonito, segundo pesquisa

Observatório do Turismo e Eventos de Bonito divulga resultado de pesquisa feita com turistas durante a atração

15 AGO 2018 • POR Da Assessoria • 16h24
Festival ocorre em uma das cidades com maior potencial turístico do Estado - Divulgação

O principal Estado emissor de turistas durante o Festival de Inverno de Bonito 2018, realizado de 26 a 29 de julho, foi o próprio Mato Grosso do Sul, de acordo com pesquisa feita pelo Observatório do Turismo de Bonito durante o evento. De acordo com o levantamento, 87% dos 140 entrevistados pela instituição eram de MS, seguido de São Paulo (5%), Rio de Janeiro (2%), Minas Gerais (2%), Paraná (2%), Rio Grande do Sul (1%) e Goiás (1%). Os dados foram divulgados na segunda-feira (13).

O comércio local comemorou os bons frutos obtidos por meio do evento. A alimentação feita nos restaurantes foi a opção de 69% dos entrevistados. Em média, conforme a pesquisa, 66% dos visitantes gastaram até R$ 200,00 por dia na cidade. O tempo de permanência dos visitantes em Bonito foi de três a quatro dias, em média, sendo que 92% dos participantes estavam acompanhados, em sua maioria, com mais de 3 pessoas no grupo.

A pesquisa também revelou a forma como que os visitantes se hospedaram na cidade. Dos entrevistados, 53% afirmaram ter se hospedado em meios tradicionais, sendo o contato direto com os hotéis a forma de reserva mais expressiva, totalizando 63%. Já a opção pelas agências online foi a resposta dada por 35% das pessoas questionadas, e a reserva por meio de agências de viagens foi a alternativa de apenas 2%.

A faixa etária dos turistas pesquisados durante o Festival de Inverno de Bonito 2018 está concentrada entre 30 a 39 anos, em 35%. A maioria tem nível superior completo (70%). Dentre o público pesquisado, 39% disse que visitou ou que pretende conhecer algum tipo passeio em Bonito (MS) e região. Durante o festival, a concentração maior foi nos balneários (37%). Todos os turistas questionados responderam que pretendem retornar à Bonito-MS e que recomendariam o Festival de Inverno a amigos e familiares.

O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito é coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e faz um levantamento sistemático e contínuo de dados relevantes sobre a atividade turística em Bonito-MS e monitora, ainda, os preços da rede hoteleira, evidenciando a competitividade existente na região.

Todos os dados coletados são processados e divulgados regularmente via o Boletim Informativo mensal para a imprensa, gestores, profissionais, estudantes e interessados na atividade turística do destino. Os números do turismo da cidade, tais como a origem dos turistas nacionais e internacionais, taxa de ocupação da rede hoteleira, entre outros fatores estão disponibilizados no endereço www.otbonito.com.br.