Tecnologia

Campo Grande é escolhida para ativação de aplicativo de localização premiado internacionalmente

1 AGO 2018 • POR da Redação • 16h10

Imagine poder resolver em um só aplicativo onde almoçar, agendar consultas no médico, conferir a programação de um museu e, ainda, ficar por dentro das melhores promoções das redondezas ou de qualquer lugar do mundo. Isso é possível com o Full Quick, um aplicativo no qual o usuário pode conhecer e consumir produtos de centenas de empresas, dos mais diversos segmentos, utilizando um grande filtro global.

O aplicativo já é utilizado em 100 países e é estreante no Brasil. A cidade escolhida para ativar o serviço por aqui foi Campo Grande, onde o app já funciona como um piloto. "O FullQuick chega completo ao Brasil, trazendo todas as funções disponíveis em sua versão no Japão e promete revolucionar a maneira como as pessoas lidam com os aplicativos de localização. Com ele é possível coisas como pedir uma pizza em um delivery a conferir os horários dos transportes públicos em qualquer localidade do mundo", explica José Luiz Soares, um dos responsáveis pelo aplicativo no país.

O FullQuick trabalha a partir de geolocalização. É possível fazer a busca de estabelecimentos por categorias ou utilizando o mapa. Além disso, o app possibilita saber mais sobre cada um dos estabelecimentos, pois o usuário deixa avaliações sobre o serviço e também pode subir fotos do local e seus produtos. Outro recurso muito interessante é a Realidade Aumentada, uma tecnologia que conta com o suporte da Nintendo, funcionando de maneira semelhante ao jogo Pokémon Go e que mostra de forma real os estabelecimentos, as rotas para chegar até lá e suas promoções.

O aplicativo foi desenvolvido pelo brasileiro Plinio Sant´Ana Kakihara que mora há anos no Japão, mas que tem família em terras campo-grandenses. Ele conta que a ideia surgiu em uma viagem com a família, quando percebeu que fazer roteiros de férias podia ser uma tarefa difícil. "Ao chegarmos no local de nosso passeio, percebi que não basta apenas você ter feito sua reserva no hotel e alguns nomes de locais a visitar.

Você também precisa comer, abastecer seu carro, comprar coisas básicas e aí veio o problema: como conseguir essas informações? Perguntamos na recepção do hotel, olhamos em mapas, mas sempre encontramos as mesmas coisas, e resolvemos fazer do modo tradicional, explorar por conta. Perdemos tempo e dinheiro, mas foi ali que comecei a ter a ideia de algo para orientar as pessoas em locais onde elas não têm o conhecimento ou mesmo poder explorar e conhecer melhor sua cidade", conta.

Plínio, que já tinha experiência com tecnologia, decidiu então que seria uma boa ideia disponibilizar um aplicativo que quebrasse esse galho para os usuários. Trabalhou então, por oito meses, até nascer a primeira versão do FullQuick, testado, em primeiro lugar por ele mesmo. "Eu desejava algo global, sem limitações de fronteira, para todos poderem utilizar para se orientar, descobrir e aproveitar melhor seu dia", explica. E conseguiu. Com o aplicativo rodando, Plínio, que era proprietário de uma pizzaria no Japão, decidiu dedicar-se apenas ao aplicativo.

Hoje o FullQuick está na versão 2.1 e já se passaram 18 atualizações desde a primeira. Em 2017, o aplicativo foi eleito pela Apple Developer Awards entre os 10 melhores apps para turismo do mundo e é pioneiro em levar o sistema de Realidade Aumentada para um aplicativo de busca global, turismo e marketing, utilizando geolocalização.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. Basta baixá-lo de forma totalmente gratuita.