ACIDENTE AÉREO

Ministro da Agricultura do Paraguai e outras três pessoas morrem em queda do avião

O avião caiu após decolar do aeroporto de Ayolas, no sul do país

26 JUL 2018 • POR DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES ABC COLOR • 11h47

O ministro de Agricultura e Pecuária do Paraguai, Luis Gneiting, e outras três pessoas morreram na queda do avião em que viajavam em direção a Assunção, capital do país. A aeronave foi encontrada manhã des quinta-feira (26) nos arredores do aeroporto de Ayolas.

O avião modelo Baron BE58, perdeu contato com a torre de controle logo após a decolagem no fim da tarde de quarta-feira (25).

O chefe do Diretório de Aviação Civil Nacional do Paraguai, Luis Aguirre, disse à Reuters que os restos do avião foram encontrados em um pântano. "A ponta da cauda é visível e o resto do avião está debaixo d'água", afirmou. Segundo Aguirre, o avião só esteve no ar por dois ou três minutos e que não alcançou alta altitude antes de cair.

Além de Gneiting, viajavam no pequeno avião o vice-ministro de Pecuária, Vicente Ramírez, o funcionário do ministério Luis Charotti e o piloto Gerardo López.

Gneiting, um veterano político do Partido Colorado, foi designado em maio como ministro de Agricultura e Pecuária pelo presidente Horacio Cartes. Ele foi governador de Itapúa, uma das principais regiões produtoras de soja do Paraguai.

Os corpos foram retirados nesta manhã por uma equipe formada por membros da Unidade Especial de Busca e Resgate do Corpo de Bombeiros e da Entidade Binacional Yacyretá (EBY). Um helicóptero das Forças Aéreas da Argentina também foi adicionado para a operação de resgate.

Os funcionários do Ministério da Agricultura, logo cedo, colocaram a bandeira a meio mastro e realizaram uma corrente de oração pela morte de seus colegas de trabalho.