Tombada

Conselho reúne para discutir queimada que afetou jequitibá tombado

5 JUN 2018 • POR • 18h51
Fogo queimou parte da base do jequitibá tombado como Patrimônio Histórico da cidade - Reprodução
Foi convocada no Diário Oficial do Município na edição desta terça-feira (5) uma reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Dourados para deliberar sobre a situação em que se encontra uma árvore da espécie jequitibá que teve a base danificada pelo fogo no dia 18 de abril passado.

O Instituto do Meio Ambiente notificiou o Conselho, presidido pelo secretário de Cultura, porque a árvore é tombada como Patrimônio Histórico de Dourados desde 2005, e qualquer intervenção na planta precisa de autorização.

Com pelo menos 20 metros, a árvore também tem risco de cair em residência ao lado do lote onde ela esta, no Parque dos Jequitibás, próximo a Prefeitura de Dourados.

Em contato com o secretário de Cultura, Jorge Augusto Ramos Lopes, o Peu, a reportagem de O Progresso Online teve a informação de que a reunião servirá para chegar a um acordo sobre como proceder na situação, sem prejudicar a história e a cultura de Dourados, mas zelando pela vida dos cidadãos.

A reunião serve também para a apresentação do novo secretário e para falar sobre assuntos pertinentes aos novos tombamentos aprovados pela Câmara Municipal e sancionados pela prefeita Délia Razuk, como o Monumento Brasil 500 Anos, Monumento a Antônio João e Monumento à
Bíblia.

A reunião acontece na próxima quinta-feira (7), às 9h, na Secretaria Municipal de Cultura, no Parque dos Ipês.

Devem estar presentes os representantes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Imam, Secretaria de Planejamento, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Unigran e Grupo Literário Arandu.