Contra a gripe

Greve de caminhoneiros influenciou prorrogação da vacinação contra a Influenza até o dia 15

1 JUN 2018 • POR • 19h13
Vacinação para crianças ainda tem baixa procura em relação as demais - A. Frota
O Ministério da Saúde comunicou a prorrogação da campanha de vacinação contra a Influenza em todo o país e um dos motivos foi a paralisação dos caminhoneiros, terminada há dois dias. Em Dourados, os números desta semana ainda não foram compilados, mas segundo Edvan Marcelo Morais Marques, diretor do departamento de Vigilância em Saúde o levantamento é satisfatório.

"A procura segue baixa para vacinação de crianças. Vamos insisitir: crianças são mais suscetíveis, os pais precisam trazê-las para serem vacinadas", disse.

A recomendação do Ministério da Saúde foi enviada aos gestores locais na terça-feira (29 de maio), e foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde.

Ainda segundo Edvan, a maior cidade do interior deixou de receber um lote de vacina, mas a situação já está sendo normalizada. "Não deve ser problema. Temos um lote para chegar da Capital", disse.

A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º), sendo que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos Estados, que estão devidamente abastecidos. Em Dourados, estima-se que perto de 70 mil pessoas integrem os chamados grupos de risco.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos Estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. Até o momento, ainda faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país.