Associação da UFGD comemora 10 anos de atuação

Eventos em parceria com outras entidades da sociedade organizada ampliam o alcance das ações de mobilidade, meio ambiente, saúde e cultura

20/05/2016 17h43

Diretores da Associação: Franz Mendes,  Elaine Musculini, Elijânia Hajj e Edvaldo Pegorori. (Foto: Divulgação) Diretores da Associação: Franz Mendes, Elaine Musculini, Elijânia Hajj e Edvaldo Pegorori. (Foto: Divulgação)

A Associação dos Servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (ASSUFGD) está comemorando 10 anos de atuação.

É formada por mais de 2,6 mil pessoas, entre professores, técnicos administrativos e seus familiares e tem uma extensa folha de serviços de novas oportunidades de benefícios para os servidores da UFGD.

Para os empresários de Dourados, a Associação dos Servidores da Universidade Federal da Grande Dourados é uma oportunidade de contato direto para alcançar o público dos servidores federais, levando sua marca e oferecendo vantagens em ações de fidelização dos clientes.

Temas como mobilidade urbana, meio ambiente e saúde articularam os servidores da UFGD das demandas por soluções para os problemas da cidade. Nessa linha, o melhor exemplo foi a atuação da Associação junto às entidades que lutaram para que o governo do Estado fizesse a duplicação da Avenida Guaicurus.

A ampliação que colabora para melhorar o tráfego até a Cidade Universitária (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems/ UFGD), mas que acaba por beneficiar grande parte da população de Dourados que precisa chegar até o Aeroporto Municipal, Exército e distritos de Picadinha e de Itahum.

A luta pela duplicação da Guaicurus provocou debates mais amplos sobre a mobilidade urbana em Dourados e sobre a importância das ciclovias e da prática do ciclismo. A realização de passeios ciclísticos foi uma das maneiras que a ASSUFGD encontrou para dar visibilidade para essas questões e os eventos mobilizaram dezenas de pessoas, tanto da Universidade quanto fora dela.

Uma coisa leva a outra e mais uma consequência das reflexões sobre como seria a melhor forma de ampliar a Avenida Guaicurus foi a preocupação com o meio ambiente. A Associação e as demais entidades que compõem a Comissão Pró-Duplicação da Avenida Guaicurus colocaram a arborização entre os pontos principais do projeto e por isso diversos plantios de mudas foram feitos pelos servidores da UFGD e parceiros para garantir a presença de ipês rosa, roxo, amarelo, branco e verde ao longo do trajeto.

Tudo planejado para não prejudicar a iluminação da estrada e já pensando no deslumbramento que a natureza vai provocar pelo caminho, criando um novo cartão postal para Dourados nos próximos anos.

Eventos

Na área da Saúde, a ASSUFGD realiza e apoia eventos que estimulam a prevenção de doenças e a solidariedade, como a prática de exercícios físicos através dos passeios ciclísticos e das Olimpíadas dos Servidores da Uems e da UFGD e a doação de sangue e de medula óssea em ações junto ao Hemocentro.

A cada ano a Associação fortalece também seu calendário de eventos culturais. As festas do Carnaval e do Dia do Servidor já estão se tornando tradição, oportunizando momentos de confraternização e boa música entre os associados e, no caso do Carnaval, envolvendo também toda a cidade, já que é aberto ao público.

A Associação entende que para avançar na qualidade de vida dos servidores também é preciso melhorar a situação para a população e que as ações em conjunto são mais poderosas para alcançar os resultados desejados. Por isso, a maioria dos eventos da ASSUFGD é realizada em parceria de sucesso com outras entidades, empresas e a sociedade civil organizada de Dourados, entre elas a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Sindicato dos Bancários, UFGD, Uems, Associação Dos Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados de Dourados (Aduf) e Caixa Econômica Federal.