UEMS reúne pesquisadores negros do país

Evento acontece de 23 a 28 de janeiro na sede de Dourados

10/01/2017 09h22

Evento acontece na sede da UEMS em Dourados. (Foto: Divulgação) Evento acontece na sede da UEMS em Dourados. (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade de Dourados recebe, de 23 a 28 de janeiro, o IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) que é considerado o maior evento sobre temática negra no país. O evento é organizado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – Cepegre, da UEMS, em conjunto com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN.

O IX Copene será realizado pela segunda vez em uma cidade do interior, tendo sido a primeira no ano de 2002, na cidade de São Carlos -SP, quando ocorreu o II COPENE. Também será a segunda vez que o mesmo é realizado na região Centro-Oeste. A primeira foi no ano de 2008, na cidade de Goiânia, o seja, o V COPENE.

Para a coordenadora do Cepegre/UEMS, Maria José Alves de Jesus Cordeiro, o evento demonstra a força da UEMS no cenário dos debates sobre questões Etnicorraciais em nível regional e global. "O IX COPENE tem como objetivo geral reunir pesquisadores/as negros/as para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas", informa. Para mais informações, acesse o site oficial do IX Copene, disponível no endereço http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene