Em pesquisa, 99% dos usuários afirmam que indicariam o HU-UFGD para familiares

A Pesquisa de Satisfação, aplicada pela Ouvidoria, também revelou que o atendimento prestado pelos colaboradores do hospital é aprovado por 90% dos pacientes entrevistados

Por: Da Redação - 17/07/2017 11h14

Em pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano, os usuários do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) foram quase unânimes em afirmar que indicariam a instituição para algum familiar. Dos 593 entrevistados no 1º ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de 2017, 99% respondeu de forma positiva ao questionamento.

A pesquisa é realizada há quatro anos na maior parte dos hospitais filiados à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e é aplicada pelas equipes de Ouvidoria de cada instituição. E de acordo com a ouvidora do HU-UFGD, Edméia Barrios, é um dos meios de os cidadãos que fazem uso do hospital participarem da avaliação dos serviços prestados, conforme preconiza o Decreto 6.932/2009.

Além do quesito "indicação a familiares", a pesquisa avalia a satisfação do usuário sobre outros tópicos como tempo de espera, estrutura e atendimento, em oito perguntas. O questionário foi aplicado entre 2 de maio e 23 de junho, tendo sido abordados pacientes ambulatoriais e de internação.

Nas oito áreas avaliadas, o HU-UFGD teve índices superiores a 70%, chegando a média geral do índice de satisfação a 81,88%. Outro aspecto relevante identificado pela pesquisa é a aprovação ao atendimento prestado: o índice de satisfação para o cuidado dispensado pelas equipes de saúde, incluindo gentileza e tratamento assistencial, ficou em 90,89%, e o atendimento realizado pelas recepções, em 87,23%.

"Vemos ano a ano a melhoria nos nossos índices e estamos buscando melhorar ainda mais. Eles refletem o comprometimento dos nossos colaboradores com o usuário do SUS em todos os setores do hospital. Utilizamos esses dados para nortear o planejamento estratégico da instituição, sendo de extrema importância a fidedignidade dos resultados e a ampla divulgação entre os colaboradores", destaca a superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda.

A iniciativa

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais é uma iniciativa da Ouvidoria Geral da Ebserh e tem por objetivo avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos hospitais sob sua gestão, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.

A medida foi aplicada simultaneamente em 33 hospitais (HU, HC ou Maternidade) cuja gestão é de responsabilidade da empresa.

A Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.