01/02/2013 15h47 - Atualizado em 01/02/2013 13h47

Murilo reúne professores índios para definir ações nas aldeias

 

De Dourados

 
Legenda: Prefeito Murilo durante reunião com representantes indígenas - Crédito: A. Frota Legenda: Prefeito Murilo durante reunião com representantes indígenas - Crédito: A. Frota

Em reunião quinta-feira com educadores indígenas e o vereador Aguilera de Souza que representa as três aldeias de Dourados no Legislativo Municipal, o prefeito Murilo falou sobre vários assuntos relacionados aos índios e discutiu ações que serão implementadas nas reservas neste ano. Ele reafirmou que é necessário um a ação política, com envolvimento de todos os representantes do município nos legislativos municipal, estadual e federal. A secretária de Educação Marinisa Mizoguchi participou da reunião.

Um dos assuntos discutidos no encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete, foi sobre moradia. Murilo citou o projeto para a construção de casas nas aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho, que depende da definição dos lotes onde serão edificadas. São unidades residenciais do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida Rural”, que pode atender também as aldeias.

Diante de vários questionamentos sobre a área educacional, já que a maioria dos participantes integra a classe do magistério, o prefeito abordou o atendimento escolar feito pela prefeitura, transporte e o ensino diferenciado para os indígenas, incluindo o bilíngüe, uma reivindicação da própria comunidade.

Murilo ouviu diversas reivindicações e disse que agora a comunidade tem um representante na Câmara de Vereadores. “Meu gabinete está de portas abertas e o vereador Aguilera pode vir aqui diariamente para apresentar as propostas de vocês”, afirmou Murilo, completando que não há mais necessidade de reuniões na prefeitura para discutir os assuntos.

O prefeito destacou que o vereador passa a ser o interlocutor entre os índios e a prefeitura. Porém, conforme ressaltou Murilo, toda a classe política tem responsabilidade com as aldeias. Ele citou que o Estado adquiriu vários ônibus e os índios, através dos parlamentares locais, podem reivindicar um deles para o transporte escolar.

A prefeitura trabalha para viabilizar as casas e várias outras melhorias, inclusive para a segurança. Nesta semana o prefeito recebeu o delegado chefe da Polícia Federal em Dourados, Chang Fan, quando pediu seu apoio para a permanência da Força Nacional nas aldeias, inclusive com a instalação de uma base no local.

Conforme destacou Fernando de Souza, um dos representantes da comunidade, “a reunião foi extremamente proveitosa, diversos pontos foram esclarecidos e o prefeito reafirmou sua preocupação com nosso povo, garantindo o respeito e diálogo em todas as questões”.

 
 
 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades