Equipe técnica de Jateí conhece sistema de coleta seletiva em Laguna Carapã

O prefeito visando melhores condições para Jateí enviou uma equipe para conhecer o funcionamento da Coleta Seletiva do município de Laguna Carapã

09/01/2017 09h16

Equipe técnica e administrativa da Secretaria de Jateí durante a visita em Laguna Carapã. (Foto: Divulgação) Equipe técnica e administrativa da Secretaria de Jateí durante a visita em Laguna Carapã. (Foto: Divulgação)

O prefeito Eraldo Jorge Leite (PSB) visando melhores condições para o município de Jateí enviou uma equipe técnica e administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo para conhecer o funcionamento da Coleta Seletiva do município de Laguna Carapã.

A equipe na gerencia do Secretário Municipal José Carlos Gomes foi conhecer de perto a realidade de outro município, devido anecessidade de se estabelecer um sistema de coleta seletiva eficaz em Jateí.Acompanharam todo o processo de funcionamento na qual o município de Laguna Carapã faz a coleta de lixo comum e de lixo reciclável. O lixo comum é enviado para o aterro sanitário industrial de Dourados e a prefeitura de Laguna paga pela quantidade enviada à empresa responsável pelo aterro. O lixo reciclável é levado para uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), onde é separado de acordo com o tipo por funcionários da prefeitura e vendido para uma empresa de Ponta Porã.

Recepcionados pela Secretario de Meio AmbienteDemilson Dias da Silva e equipe, explicou que este trabalho já vem sendo realizada há dois anos e tem sido feito com muito esforço da administração, o mesmo ressaltou aindaque para atingir a população eles tiveram que investir bastante em campanhas e atualmente fazem uma espécie de premiação.

As pessoas que participam da coleta seletiva recebem cupons e a cada 3 meses, a secretaria realiza sorteios de diversos prêmios como bicicletas, ar condicionado, tablets etc.Com todo esse trabalho, a quantidade de lixo comum enviado para o aterro reduziu em aproximadamente 40%, reduzindo também os custos com o envio desse lixo para o aterro industrial de Dourados.

Para o prefeito de Jateí Eraldo Leite esta é um trabalho de suma importância onde esses resultados chamaram a atenção da equipe, pois mesmo com as dificuldades e melhorias necessárias, o município de Laguna esta conseguindo reduzir a quantidade de lixo que vai para o aterro. "Estamos em busca de novas oportunidades e melhorias para o município, sendo assim é de suma importância conhecer realidade de outros locais que estão dando certo, pois Jateí tem a possibilidade de estudar a situação, podendo fazer o mesmoe conseguir resultados satisfatórios" ressalta.

Limpeza nas ruas

A prefeitura de Jateí na administração do prefeito Eraldo Jorge Leite (PSB) que assumiu a gestão municipal com o propósito de construir uma Jateí ainda melhor, já intensificou toda a limpeza das ruas da cidade. Os trabalhos quese encontram em ritmo acelerado pelo Secretário de Infraestrutura Rodrigo Felix da Silva juntamente com toda sua equipe,estão realizando os serviços de roçagem e limpeza em vias e espaços públicos localizados na área urbana.A iniciativa abrange canteiros, depósitos de entulhos,recolhimento dos lixos, enfim tudo que diz respeito a limpeza para bem estar da população.

O Secretário explica que a determinação de imediato é manter a cidade limpa, livres de sujeiras e entulhos que muito atrapalhava a boa imagem de Jateí, contando também com parceria da equipe do Meio Ambiente e a conscientização da população para evitar entulhos em locais não adequados. "O trabalho esta sendo constante, a administração quer ver uma Jateí cada vez melhor, sendo assim ao término desta ação no perímetro urbano iremos para o distrito de Nova Esperança".

O prefeito Eraldo Leite por sua vez, reforça que a intenção é trabalhar com transparência, responsabilidade e eficiência, por isso com frequência já tem acompanhado de perto todas as ações iniciadas nesta primeira semana de gestão. "Queremos uma Jateí crescendo cada vez mais com uma bela aparência, no aspecto de urbanização e socialização com as ações que além do bem-estar socialresulte no progresso do munícipio" diz o prefeito que completa "No que depender de nossos desejos, melhor ainda esta por vir" finalizou.