Agricultura investe em mudas frutíferas, hortaliças e tubérculos no Viveiro

O objetivo é incentivar os pequenos produtores no mercado agrícola.

Dourados - 05/12/2017 17h23

 
 Agraer tem investido na produção de mudas frutíferas, hortaliças e tubérculos (Foto: divulgação) Agraer tem investido na produção de mudas frutíferas, hortaliças e tubérculos (Foto: divulgação)

A Secretaria de Agricultura Familiar, em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), tem investido na produção de mudas frutíferas, hortaliças e tubérculos no viveiro municipal de Dourados. A ação ocorre em atenção a uma das diretrizes da gestão Délia Razuk, de incentivar os pequenos produtores no mercado agrícola.

Recentemente ocorreu o plantio de maracujá e de hortaliças variadas na área. Foram 2 mil mudas de maracujá plantadas e mil já foram distribuídas para pequenos produtores pelos técnicos da Secretaria, conforme análise de área e solo disponíveis.

No mês de novembro ocorreu o plantio de 5 mil mudas de batatas, de cinco espécies diferentes. O intuito é avaliar qual das espécies contará com maior desenvolvimento tendo em vista as características locais (clima, solo, etc.) para posteriormente repassá-las aos produtores e instruí-los quanto às técnicas.

"A equipe da Agricultura Familiar vai instruir sobre a correção de solo, demanda hídrica, especificações técnicas e amparo para o produtor que visar investimento nesta cultura", pontuou Kelvin Sávio, técnico do Viveiro.

O período para "multiplicação" das mudas é de 30 dias, conforme explica o técnico. Será feita uma seleção dos pequenos produtores que já estão inscritos junto a Secretaria de Agricultura Familiar para disponibilização do incentivo.

Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria pelo telefone: 67: 3411-7299.