Passou a mudança pedida
Por: Cícero Faria - 14/12/2016 08h51

Sem dificuldades, a Câmara de Dourados aprovou, na noite de segunda-feira, alteração na lei que criou a Fundação de Serviços de Saúde  de Dourados (Funsaud), responsável pela administração do Hospital da Vida, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e das unidades de saúde. A entidade surgiu pelas mãos do prefeito Murilo Zauith (PSB) em 2014 e somente profissionais ligados à área médica poderiam exercer a sua presidência. E, agora, o próprio Zauith propôs a alteração, a pedido de Délia Razuk (PR). Com a mudança na lei, um bacharel em Ciências Jurídicas pode dirigir a Funsaud. Assim, um dos coordenadores da campanha de Délia, o Albino Mendes poderá assumir o cargo em janeiro, pois é formado em Direito.

Contaminação

Aconteceu ontem, no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, o ato simbólico de assinatura de projeto de cooperação técnica entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado e do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam). Através desta parceria, estarão sendo feitos investimentos em laboratórios da Embrapa para análise e monitoramento de resíduos de agrotóxicos em águas superficiais das bacias dos rios Ivinhema, Dourado e Amambai.

Poder

O coronel reformando do Exército, Renato Vida Sant’Anna, assinou na segunda-feira o pedido de exoneração do cargo de coordenador regional da Funai em Mato Grosso do Sul. E observou: "Eles (indígenas) querem que o coordenador seja partidário, de um lado ou outro. Tem que assumir um lado, não pode ser uma pessoa neutra. Essa disputa de partidos também envolve indígenas. É a disputa por espaço, por poder".

Aborto

O Supremo Tribunal Federal decidiu que aborto até o terceiro mês não é crime. Qual é a sua opinião? Essa a indagação do jornal eletrônico Douradosagora, em mais uma enquete. Vejam a opinião dos leitores: Discordo 62,76%; Concordo 33,1%; Estou em dúvida,  2,07%; Prefiro pesquisar mais, 2,07%.

Sem assustar

O presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi (PMDB) deve dar essa semana sua decisão definitiva sobre a abertura ou não da CPI dos Fantasmas, proposta pelo deputado estadual Marquinhos Trad (PSD), que renunciará esse mês para assumir a Prefeitura de Campo Grande no dia 1º. Na semana passada, ele disse que a tendência é que o pedido seja arquivado, por não ter um fato determinado para a apuração e o período para os "fantasmas" da serem ‘caçados’.

Moagens

A primeira prova política da futura prefeita Délia Razuk (PR) será a eleição da Mesa Diretora da Câmara, especialmente o presidente. O vereador eleito Braz Melo (PSC), aliado de Délia, já antecipou que é candidato. Todavia, a chapa da prefeita elegeu apenas 7 dos 19 vereadores. O Democratas tem a maior bancada, com Pedro Pepa, Cido Medeiros, Alan Guedes e Madson Valente e, portanto, teria preferência no cobiçado cargo. O PSDB tem Idenor Machado, Marçal Filho e Sérgio Nogueira. Já o PMDB, elegeu Pastor Cirilo e Juarez de Oliveira. Candidato a presidente de consenso? Praticamente impossível.

Atentos

Um novo golpe no WhastApp está gerando vítimas também no Brasil. Caso receba um link de um amigo dizendo que você pode visualizar as mensagens dos seus contatos, estará diante de um golpe. Ultimamente, essa fraude tem se espalhado rapidamente pelo Whatsapp. Ao clicar no link, o usuário é levado para uma página de serviços de SMS, onde deverá "ativar" a visualização de conversas. A página com a fraude já recebeu 1,6 milhões de cliques desde que surgiu, em 18 de novembro. A maioria do Brasil.

BATE REBATE

A Câmara de Dourados realiza a última sessão ordinária do ano nesta sexta-feira e inicia o recesso no dia 19.

Para quem gosta de música de qualidade, vá se agendando: Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis se apresentarão no dia 18 de março em Dourados.

Na noite de segunda-feira, foi celebrada a ordenação episcopal do primeiro bispo de Mato Grosso do Sul, o monsenhor Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos. O evento aconteceu em Campo Grande.

Na segunda-feira, o empresário e comunicador Silvio Santos fez 86 anos. E o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, abriu a exposição "Silvio Santos vem aí!" Dividida em 30 áreas com mais de 400 itens, a mostra fica em cartaz até março de 2017.

A Prefeitura de Dourados abriu as inscrições para matrícula nas escolas e centros de educação infantil (Ceims). As inscrições seguem até o dia 15 de janeiro, pela internet, na página da prefeitura na internet.

INFORME CURURU

Se acupuntura resolvesse, porco-espinho não ficava doente.