Na ‘briga’ do mar com as rochas...

Por: Cícero Faria - 12/08/2017 07h00

Talvez seja o Ministério Público Estadual consiga resolver o impasse envolvendo a Prefeitura de Dourados e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Simted), com relação ao funcionamento dos centros de educação infantil(Ceims). As professoras alegam que o corte de 350 vagas de estagiárias afetou o funcionamento das salas de aula. Por sua vez, a secretária de Educação Denize Portolan alegou que fez uma "readequação" nos Ceims com o número de estagiárias caindo de 850 para 500. No meio deste fogo cruzado, estão as crianças e suas famílias, prejudicadas, já que as aulas foram interrompidas essa semana. Dois promotores foram acionados pelo Simted e tentarão intermediar esse imbroglio. Como ensina o ditado, na ‘briga’ do mar com o rochedo, que apanha é o marisco.

Jerico

Um engenheiro de 38 anos, morador de Bela Vista, foi multado, ontem, em R$ 5 mil, após expor nas redes sociais um vídeo de uma onça-parda amarrada a uma árvore. Nas imagens, o suspeito, ao mesmo tempo em que chuta uma bola para o animal que se encontra amarrado à árvore, diz a seguinte frase: "Ó, porque aqui no Mato Grosso do Sul é assim, futebol com onça". Ao final, ele dá gargalhadas. Segundo a Polícia Militar Ambiental, o homem alegou que o vídeo teria sido gravado em uma fazenda no Paraguai e não sabe o que aconteceu com o animal. Queria ver ele "brincando" assim com a onça solta...

Sedutor...

O PSB apresentou essa semana no Conselho de Ética da Câmara uma representação contra o deputado Wladimir Costa (SD-PA) por quebra de decoro parlamentar. Costa é acusado de ter assediado e ofendido a jornalista Basília Rodrigues, da rádio CBN. Na véspera da análise da denúncia contra o presidente Michel Temer, a repórter questionou a Costa sobre uma tatuagem com o nome do presidente e perguntou se ele poderia mostrá-la, para comprovar a versão de que se tratava de uma inscrição definitiva. O deputado teria respondido: "Para você só [mostro] se for o corpo inteiro". O Sindicato dos Jornalistas do DF divulgou nota em que critica a "conduta antiética, misógina, machista e racista do deputado". O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que Costa feriu a ética e o decoro parlamentar.

Muda tudo

Se passar o sistema "distritão" pelo Congresso, para valer já na eleição de 2018, o eleitor douradense vai ficar satisfeito, já que os mais votados serão eleitos. Acaba o tal do voto de legenda que já elegeu muita gente mal votada. E, em 2020, valeria a regra para vereador também. Na eleição do ano passado, teve candidato a vereador com 2.000 votos não eleito e outros com poucos mais de 1.000 que estão na Câmara de Dourados. Uma injustiça da lei eleitoral.

Gangorra

A Petrobras reduzirá os preços do diesel em 1,2 por cento e elevará os da gasolina em 1,6 por cento nas refinarias a partir de hoje, de acordo com comunicado divulgado ontem pela companhia em seu site. Os reajustes fazem parte da nova política de preços da estatal, que prevê alterações quase que diárias nas cotações.

Aumento

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai ofertar 60 mil toneladas de milho de Mato Grosso do Sul, em seus próximos leilões. O volume é o dobro da participação do Estado e atende pedido da classe produtiva, preocupada com o armazenamento da safra recorde (9,5 milhões/t), que está sendo colhida. Na quarta-feira, o senador Waldemir Moka (PMDB) e representantes da Famasul se reuníram com o secretário de Políticas Agrícola do Ministério da Agricultura, Nery Geller, e pediram aumento da participação de MS nos leilões da Conab.

BATE REBATE

● O prefeito de Ipatinga (MG), Sebastião Quintão (PMDB) reagiu de maneira inusitada a um protesto de professores e aposentados na Câmara de Vereadores. Ele entrou dançando, batendo palmas e, em seguida, deu pulos em meio a um coro que gritava para ele pagar a complementação salarial atrasada desde janeiro.
● Em comemoração ao Dia dos Pais, a Funed (Fundação de Esporte de Dourados) liberou os lagos dos parques Ambiental Rego D’Água Primo Fioravante Vicente e o Antenor Martins para a pesca no domingo.
● O prefeito Marquinhos Trad (PSD) diz que não liga para "prato feito" na política.Comentou que quem usa gravata vermelha, "as pessoas dizem que é PT, se ele usa azul, falam que é André e se ele escolhe amarelo, falam que é PSDB."
● O governo federal pagou R$ 18,2 milhões em seguro-desemprego em Mato Grosso do Sul entre de janeiro e julho deste ano. Menos que no ano passado em 43,83%, apesar da crise.

INFORME CURURU

O Brasil não foi descoberto e sim destelhado.