Hoje acaba o mistério da prefeita
Por: Cícero Faria - 30/12/2016 09h36

A prefeita eleita Délia Razuk (PR) finalmente divulgará hoje a relação do primeiro escalão da Prefeitura de Dourados. O local e o horário do anúncio não foi dado a conhecer até o fechamento desta coluna. Vários políticos e técnicos douradenses estão na lista que circula pela imprensa. Especulação que sempre acerta, por isso não haverá muita surpresa. Um dos indicados será o jornalista e escritor Nicanor Coelho, que responderá pela comunicação social da futura administração.

ESCOLA

Como prometido, o prefeito eleito em Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) colocou os seus secretários para ouvir as experiências de quatro ex-prefeitos da Capital. O workshop realizado na quarta-feira em um hotel contou com a palestra de Levy Dias (1980/1982), Juvêncio César da Fonseca (1986/1988 e 1993/1996), André Puccinelli (1997/2004) e Nelsinho Trad (2005/2012). "Este encontro tem o objetivo de fazer com que os secretários entrem sabendo das dificuldades que vão encontrar e não é exagero dizer que a situação é crítica. Fazendo um comparativo com um paciente, Campo Grande estaria em uma UTI", disse Marquinhos.

VOVôRISTA

Desmentindo declaração do deputado federal Carlos Marun (PMDB) na TV Morena, André Puccinelli (PMDB) negou que seja candidato a governador em 2018. "Eu acho que já cumpri meu ciclo" e não disputará nenhum cargo político em 2018. Segundo ele, seu plano daqui pra frente é continuar sendo motorista dos netos, o já famoso "vovorista" campo-grandense do Fiat Uno vermelho.

SUSTO

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff protocolou uma petição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ter acesso urgente às provas produzidas nas diligências realizadas na terça feira pela força-tarefa que investiga as contas da chapa Dilma-Temer em 2014. Na petição, três advogados afirmaram a perplexidade da defesa pelo fato de as diligências terem sido autorizadas durante o recesso do Poder Judiciário, sem o acompanhamento de representantes dos acusados.

ZOEIRA

Fim de ano chegando e os douradenses, como no resto do País, se preparando para saudar o ano novo com muito foguetório. Donos de cães já preocupados com essa ‘tortura’ para seus animais, que ficam atordoados com tanto barulho e explosões. Nas redes sociais existem campanhas para acabar com essa prática nefasta para os cachorros, cuja sensibilidade nos ouvidos é várias vezes superior a do humano. Os cães, por exemplo, conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano.

PERIGO

Agora é época de gostosas frutas, mas que exigem "trepar" no pé para apanha-las. E duas pessoas morreram no Estado ao fazer isso. Na tarde de segunda-feira um homem de 50 anos, morreu ao cair de uma árvore no Jardim Aero Rancho, em Campo Grande. Ele subiu em um pé de jaca para pegar o fruto, mas se desequilibrou e caiu. Outro homem, de 63 anos, morreu na quarta-feira em Três Lagoas, depois de subir em uma árvore para pegar manga. Por isso, todo cuidado é pouco ao subir em árvores frondosas.

CULTURAL

A programação especial de Ano Novo da TV Educativa (TVE/MS), pública, que homenageia o poeta Manoel de Barros, trará um panorama cultural com o melhor da produção para 2016. Artistas consagrados, como Almir Sater e Delinha, e bandas, além de programas especiais inéditos e documentários, serão apresentados durante 30 horas, além de homenagear também personalidades marcantes do Estado, como Maria Glória de Sá Rosa e Geraldo Roca, ambos falecidos este ano. Pena que a TVE não é captada em Dourados em sinal aberto. Alô Bosco Martins acorda para isso!

BATE REBATE

A quem interessa a reforma da Previdência? Perguntou o Douradosagora em sua ultima enquete. Responderam "A grupos específicos, não ao povo 70,91%; Interessa à previdência privada, 22,73%; Não sei 3,64%; A  ninguém 2,72%.

O salário dos servidores públicos referentes a dezembro, será pago em 3 de janeiro, segundo dia útil do mês, informou o governo. 

A região de Bonito destacando-se entre os cinco destinos brasileiros considerados tendência para 2017, de acordo com o Top 10, do site Trip Advisor. A lista também aponta outros destinos, como Jericoacoara (CE), Arraial do Cabo (RJ), Cabo Frio (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Acabando o seu tumultuado mandato, o prefeito de  Campo Grande, Alcides Bernal (PP) anunciou na quarta-feira a nulidade do contrato com CG Solurb, concessionária da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos, por irregularidades.

INFORME CURURU

Dizem que tudo que vai, um dia volta, mas meu dinheiro preferiu só ir...