Fim da mamata, também no MS

Por: CÍCERO FARIA - 09/11/2016 10h06

Um pente-fino realizado a partir de um cruzamento de dados levou o governo federal a cancelar 469 mil cadastros do Bolsa Família por subdeclaração de renda. Por suspeita do mesmo motivo, outros 654 mil tiveram o benefício bloqueado. O impacto econômico estimado, parte já para a folha de novembro, deve ficar em R$ 2,4 bilhões ao ano. Os dados foram apresentados na segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, com base em estudos realizados nos últimos quatro meses. Em Mato Grosso do Sul o governo identificou 12.950 benefícios irregulares do Bolsa Família. Em todos os casos, foi constatado que a renda das famílias era superior à exigida para a participação no programa.

Seminário

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia promove no auditório do bloco I da Unigran, amanhã, 10, a partir das 19h,  o 2º Seminário de Ética Profissional, promovido por iniciativa da Comissão Permanente de Ética do Exercício Profissional do Crea, coordenada pelo engenheiro agrônomo douradense Bruno Tomasini. Direcionado a profissionais e estudantes das áreas da engenharia e agronomia, o seminário contará com palestrantes de Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Campo Grande que abordarão temas envolvendo a ética em condutas de profissionais do setor, na segurança do trabalho e em contratos e processos licitatórios. Para participar é necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível. Haverá emissão de certificados.

SOS

No dia 20 de novembro acontecerá a segunda canoata, SOS Rio Dourado, uma iniciativa Rotary Clube Águia Dourada e Clube de Imprensa de Dourados, com limpeza e plantio de mudas nativas. Os interessados em participar do evento devem entrar em contato pelos telefones 99852 3359 e 98405 6244. Quem tiver mudas e queira doar é só entrar em contato. O ponto de encontro dos ambientalistas será no Trevo da Bandeira --pesqueiro do Divino, o convite é aberto a toda comunidade.

Facilidade

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez o lançamento da Matrícula Digital. Agora, pais e alunos poderão fazer pelo computador, celular ou tablet a pré-matrícula para o ano letivo de 2017. Acessando o site da Matrícula Digital, é possível encontrar a escola mais próxima da casa do estudante, informar o tamanho do uniforme e demais dados do aluno. As aulas começam em fevereiro.

Na bala

O vereador de Campo Formoso, na Bahia, José Alberto Carvalho Pereira (PSD) , conhecido como Zé Lambão, foi preso em flagrante na tarde de segunda-feira suspeito de matar um homem após uma discussão em um bar. Segundo a Polícia Civil, a discussão começou porque a vítima fez uma cobrança ao vereador sobre uma promessa de levar água encanada a uma comunidade. Depois da discussão, Zé Lambão foi em casa, buscou uma arma, retornou ao bar, discutiu novamente com o homem e efetuou oito disparos matando o eleitor na hora.

Cara de pau

Até onde vai a folga das pessoas: mais de 20 quilos de cocaína, avaliados em R$ 400 mil, foram encontrados a venda em prateleiras de uma conveniência no Jardim das Cerejeiras, em Campo Grande. Em resumo: era a conveniência da droga! Equipes da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico fizeram o flagrante do casal de "comerciantes".

Cinzas

O deputado federal Zeca do PT se reuniu na noite de segunda-feira com ex-presidente Lula em São Paulo, junto com o presidente nacional do partido, Rui Falcão e a bancada da Câmara e do Senado. Foi discutido a situação do partido diante do cenário político,  os desafios do PT para o próximo período, entre outros temas.

BATE REBATE

Está nas mãos da juíza da 4ª Zona Eleitoral de Fátima do Sul, Rosângela Alves Fávero de Lima, a denuncia do Ministério Público Eleitoral acusando a prefeita eleita Ilda Machado (PR) de compra de votos.

Derrotada no 2º turno para prefeita da Capital, a vice governadora Rose Modesto (PSDB) retomou na segunda sua rotina como secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, "com alegria e cheia de gratidão".

O depoimento dos bolivianos presos pela Polícia Federal atravessando a fronteira para votar em Corumbá, incriminou ainda mais a situação do prefeito eleito Ruiter Cunha (PSDB). A revelação indicou o esquema de aliciamento de eleitores em Puerto Suárez e Puerto Quijarro.

Morreu na noite de segunda-feira, o historiador Hildebrando Campestrini, aos 74 anos. Professor, escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do MS, ele estava tratando há dois anos de um câncer de próstata, mas sofreu um AVC, passou por cirurgia e morreu.

INFORME CURURU

A crise econômica do Brasil afeta apenas seis pessoas: eu, tu, ele, nós, vós e eles.