Abrindo portas para a realidade
Por: Cícero Faria - 11/01/2017 09h33

À medida que os dias vão passando, a nova administração em Dourados vai descobrindo surpresas. Uma delas a de que apenas 3 unidades de saúde – das 47, estavam funcionando como devia, de acordo com o secretário Renato Vidigal. A prefeita Délia Razuk (PR) ainda ‘toma pé’ da situação administrativa e financeira do município. Felizmente a Secretaria de Serviços Urbanos agiu rápido e está limpando os parques e praças da cidade, tomados pelo matagal e a sujeira, numa ação de abandono da antigo prefeito e secretários. A nova feira livre – 1ª fase, foi inaugurada à jato e os comerciantes estão sofrendo com a precariedade do local. Outra, das muitas "buchas" encaradas pela prefeita.

Especulação

Ao pedir a suspensão da cobrança do IPTU nos distritos, o vereador Madson Valente (DEM) disse que identificou supervalorização nos imóveis rurais. "O dono de uma casa de 130 m², por exemplo, vai pagar entre R$ 1.100,00 e R$ 1.200. Em alguns casos tem morador que pagará mais caro que o residente da cidade", citou.

Destaque

Mato Grosso do Sul vai sediar pela primeira vez o evento que marca a abertura em âmbito nacional da colheita da soja. Será nos dias 25 e 26 de janeiro, na fazenda Agropastoril Jotabasso, em Ponta Porã, provavelmente com a presença do ministro Blairo Maggi. A expectativa é que 1.500 pessoas participem das atividades, entre produtores rurais, investidores, pesquisadores, técnicos, autoridades e profissionais do setor. O Estado é o quinto maior produtor de soja do País – previsão de 7,8 milhões de toneladas em 2017, atrás de Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

Saindo

O padre Benedito de Oliveira, 44 anos, conhecido por arrastar multidões a igreja católica de Dois Irmão do Buriti terá que se despedir de Mato Grosso do Sul. O religioso ganhou popularidade pelo método carismático de suas pregações e faz até exorcismo. O sacerdote foi cedido em 2009 pela arquidiocese de Santo Amaro (SP), mas, de acordo com ele, seu contrato não será renovado e ele terá que voltar a cidade de origem. O último dia do padre em Dois Irmãos será no dia 30 de abril. 

Da boca, pra dentro

Ainda repercute a polêmica decisão da escola de samba Imperatriz Leopoldinense que neste ano decidiu atacar o agronegócio com um samba enredo chamando o produtor rural de "monstro" que "rouba as terras" dos indígenas, "devora as matas e seca os rios" por "cobiça". Nesse sentido, o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen aproveitou as críticas para lembrar que a cerveja – talvez o item mais apreciado e consumido por foliões e carnavalescos, depende diretamente do agronegócio. Gassen explicou que um hectare de cevada produz três toneladas de grãos. Na indústria, essa cevada produze 2.100 kg de malte, que geram 18.600 litros de cerveja – o que equivale a mais de 50 mil latas de 350 ml.

Finalmente...

Uma empreiteira da Agesul, iniciou ontem o serviço de tapa-buraco da MS 156, entre Caarapó e Amambai, uma das piores rodovias estaduais do MS. Como a manutenção não resolverá a situação por completo, o governo lançará até a semana que vem a licitação para o recapeamento dos 80 km MS-156, detonada pelas chuvas desde 2016.

Atualizado

O site da Câmara de Dourados atualizou o nome dos 19 vereadores novos e reeleitos. Alan Guedes, Bebeto, Braz Melo, Carlito do Gás, Cido Medeiros, Daniela Hall, Elias Ishy, Idenor Machado, Jânio Miguel, Juarez Amigo de Todos, Junior Rodrigues, Madson, Marçal Filho, Olavo Sul, Pastor Cirilo, Pedro Pepa, Romualdo Ramin, Sérgio Nogueira e Silas Zanatta compõe o Legislativo.

BATE REBATE

Em seu primeiro dia como governadora interina, a vice Rose Modesto (PSDB) se encontrou ontem com o seu adversário nas urnas, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). Foi o primeiro encontro entre os dois desde a eleição para acertar ajuda ao tapa buraco na cidade.

Campo Grande ganhou uma delegacia específica para investigar crimes relacionados ao trânsito. A Deletran vai apurar tanto caso de acidente, como adulteração de veículos e de documentação. A unidade funciona no prédio do Detran.

Foi suspenso  o concurso que seria realizado pela Prefeitura de Fátima do Sul conforme decreto da prefeita Ilda Machado (PR).A justificativa  foi de que o limite de gastos com pessoal está extrapolado.

No cruzamento das ruas Rio de Janeiro e Fausto Pereira, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande, moradores utilizaram um colchão para sinalizar um grande buraco. Quem passa pelo local, se impressiona, já que a cratera é maior que o colchão...

INFORME CURURU

Estamos em 2017 e pensar que o fim do mundo seria no ano 2.000