12/09/2011 18h09 - Atualizado em 13/09/2011 05h09
 
 
Notas

Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas ontem pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.

Top

O Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, chegou ao topo do ranking do Enem derruban-do o Colégio Vértice, de São Paulo, campeão do ano passado. Fundada no século 19, a institui-ção particular – que só matricula meninos, teve a melhor nota entre as mais de 20 mil escolas brasileiras que participaram da avaliação recebendo a maior média: 761,7 pontos.

Melhores

A melhor colocada de Mato Grosso do Sul na lista do Enem é a Escola Alexandre Fle-ming em 18º lugar; em 49ª posição o Colégio Militar; e Colégio Harmonia em 173º lugar, todas de Campo Grande. De Dourados a melhor posição foi obtida pelo Colégio Lumiere em 292ª colocação.

Casa em ordem

“Atribui-se à mal sucedida gestão de Ari Artuzi, o fato de equipamentos destinados ao aparelhamento da saúde pública, como mamógrafo e raio-x, ainda estarem encaixotados e Dou-rados, quando a fila de espera pelo atendimento não para de crescer. Mas a ordem da nova ad-ministração parece que irá acabar com o insólito depósito, onde repousariam até um altrasson e uma ressonância magnética. O prefeito Murilo Zauith mandou ativar o RX no PAM.” A nota é da coluna Jogo Aberto do CGNews.

Ficha suja

A semana começou com noticia ruim para os políticos que renunciaram ou foram cassa-dos em decorrencia da Operação Uragano. O ex-prefeito Ari Artuzi (sem partido), ex-vice Car-linhos Cantor e os ex-vereadores que foram presos durante a Operação Uragano da Polícia Fe-deral estão inelegíveis e, portanto, impedidos de concorrer as eleições até 2021, no entendi-mento do promotor eleitoral, João Linhares.

Medula

Os bancos de sangue de todo o país fazem campanha para encontrar novos doadores de medula óssea. Em Mato Grosso do Sul existem 63 mil pessoas cadastradas como possíveis doa-dores de medula óssea, oito mil somente em Dourados. As chances de encontrar alguém com-patível fora da família é de um caso a cada 100 mil. O Hemocentro, em Dourados rua Waldomi-ro de Souza, 295, vila Industrial, junto a PAM. Existem postos de coleta também em Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.

INFORME CURURU

Quando passei horas na fila do hospital esperando atendimento, descobri o sentido da palavra "paciente"

BATE REBATE

** O advogado e ex-secretario municipal Eduardo Campos foi lançado como pré-candidato a prefeito de Ponta Porã pelo DEM.

** A UFGD recebe até o dia 14 de outubro inscrições ao Vestibular 2012. A taxa é de 60. São 1.465 vagas, distribuídas pelos 27 cursos; 25% são destinadas aos alunos que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas públicas. As provas serão realizadas dia 18 de dezembro.

** A deputada estadual Mara Caseiro solicitou ao juiz federal Odilon de Oliveira a cedência de veículos apreendidos com drogas e contrabando para o transporte de calcário na região sul do Estado.

** Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, a presidente Dilma Rousseff disse que não faz política de toma-lá-dá-cá e negou ter sido forçada a atender exigências de aliados. "Eu nunca dei nada a ninguém que eu não quisesse", afirmou.

** Enquete do Douradosnews mostra que os eleitores rejeitam o aumento do numero de verea-dores: 79,8% são contrários a proposta e 12,2% acham que nada mudará e 7,1% avaliam como necessário que a Câmara tenha 21 membros.

** O Detran/MS editou portaria hoje em que passa a aceitar como comprovante de endereço declaração escrita de próprio punho nos procedimentos realizados por ele.

** Essa semana a Assembleia deve criar uma CPI para investigar construtoras, principalmente as grandes de Campo Grande, que andam terceirizando mão de obra, via pequenas empreiteiras, que acabam dando calote nos empregados. A proposta da CPI é do Picarelli.

** Astro da série de TV a cabo “Spartacus: Blood and Sand”, Andy Whitfield, 39 anos, morreu em Sydney, Austrália, no domingo vítima de um linfoma não Hodgkin, a mesma doença que acomete o ator Reynaldo Gianecchini.


Comentários

 



 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades