Prefeita Ilda Salgado Machado entrega 300 novas unidades habitacionais

A entrega das casas aconteceu nesta quarta-feira (17) e reuniu diversas autoridades do Estado de MS

19/05/2017 07h00

 
Emoção tomou conta da cerimônia de entrega das 300 unidades habitacionais em Fátima do Sul Emoção tomou conta da cerimônia de entrega das 300 unidades habitacionais em Fátima do Sul

De Fátima do Sul

A emoção tomou conta da cerimônia de entrega das 300 unidades habitacionais, realizada nesta quarta-feira (17), no empreendimento localizado no Bairro Jardim dos Ipês, em Fátima do Sul. A prefeita Ilda Salgado Machado, o vice, Altair Albuquerque, ambos PR, juntamente com a diretora-presidente da AGEHAB, Maria do Carmo Avesani Lopez, da deputada estadual, Grazielle Machado (PR), representantes da Caixa Econômica Federal, vereadores, secretários e demais autoridades acompanharam a entrega das chaves para as 300 famílias. Durante o ato, marcado por muita alegria, era visível a emoção não apenas no rosto das famílias que recebiam suas chaves, mas também de grande parte dos convidados que acompanhou a entrega.

As 300 casas do Jardim dos Ipês integram o programa Minha Casa Minha Vida. Com total de 42,80 m² de área construída, cada moradia possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e inclusive com sistema de aquecimento solar da água. Além disso, seis casas (3% do total) contam com adaptações para deficientes físicos, com todo o conjunto de acessibilidade. Além das casas propriamente ditas, o residencial foi entregue com toda a infraestrutura urbana prevista, como asfalto, calçadas, iluminação pública, rede de esgoto, entre outros detalhes.

Para a atual prefeita de Fátima do Sul, Ilda Machado, um sonho iniciado ainda em sua gestão anterior, quando adquiriu terrenos para a construção das unidades habitacionais. "Adquirir a casa própria é o grande sonho de toda família, e nós ficamos sempre muito felizes em participar da concretização desse objetivo. Mais do que uma casa, essa entrega representa a dignidade para essas famílias que por muito tempo viveram o drama do aluguel e muitas enfrentaram grandes dificuldades em buscar um local para morar com suas famílias", destacou a prefeita Ilda Machado.

Na oportunidade, a prefeita Ilda Machado em nome da população de Fátima do Sul, agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja, pela realização do sonho dessas famílias, que, esperavam ansiosas por este momento e que não pode estar presente ao evento devido as condições climáticas, que impediram a decolagem do avião em Campo Grande.

De forma especial, a prefeita agradeceu a deputada estadual, Grazielle Machado, "minha filha querida, por seu apoio constante, para a realização de nossas conquistas, sempre destinando emendas para o nosso município e também, agradecer ao meu eterno companheiro Londres Machado, o meu maior parceiro, que, diuturnamente, não mede esforços em me apoiar nessa luta de trazer melhorias para a nossa querida cidade Favo de Mel".

Ainda no evento a prefeita Ilda Machado tranquilizou as famílias do residencial Jardim dos Ipês, anunciando que haverá transporte escolar para todos os alunos das escolas públicas, não sendo necessária a transferência para outras unidades escolares.

Antes amparada pelo aluguel, Dª Maria, foi a primeira a receber as chaves da casa nova. Ela não conseguiu segurar as lágrimas. "Só tenho a agradecer a prefeitura. Primeiro, porque que nunca deixou de pagar nosso aluguel e hoje, pela casa que estamos recebendo", agradeceu ela, que vai morar com o marido e cinco filhos.

Para a contemplada com uma das unidades, Keli Cristina da Silva de Souza, 29 anos, solteira, disse que já está se preparando para mudar com dois filhos. "O sentimento que tenho é só gratidão. Há anos eu já esperava. Pessoas diziam que eu não ia ganhar, mas eu acreditava que ia ganhar minha casa, sim, no tempo certo de Deus o sonho esta sendo realizado", comemorou Keli.

"No meu último mandato, recebi a visita do ex-governador e lhe solicitei a construção dessas casas, e ele me disse: prefeita compre os terrenos que eu garanto a construção de 500 casas. Diante disso, administrando com austeridade e honestidade, consegui viabilizar os recursos para a aquisição desses terrenos e mandei recado para o ex-governador, dizendo: governador, ‘fiz a minha parte, agora faça a sua’. Infelizmente, durante o meu último mandato essas casas não foram viabilizadas, mas, o importante é que hoje estamos realizando o sonho de 300 famílias em nosso município", finalizou a prefeita Ilda Machado.