Naviraí recebe oficina de grafitti e moderniza visual na praça central

Artista plástica e grafiteira ministrou oficinas para arte educadores multiplicarem conhecimentos em suas escolas

Por: Elvio Lopes - 17/07/2017 07h00

 
Alunos de Marilena criam grafitti rupestre na parede da Biblioteca Pública de Naviraí
Alunos de Marilena criam grafitti rupestre na parede da Biblioteca Pública de Naviraí

elvio@progresso.com.br

A artista plástica e grafiteira Marinela Grolli concluiu, na sexta-feira (14), em Naviraí, uma oficina de grafitti com temática ligada à expressão rupestre de Mato Grosso do Sul, direcionada a arte educadores selecionados pela Fundação Municipal de Cultura daquele município para que sejam os multiplicadores dessa ação em suas escolas.

A oficina Grafitti MS Rupestre comemora os 40 anos de criação do Estado, por meio também da apreciação e valorização da rica expressão rupestre e urbana sul-mato-grossense.

A oficina Grafitti MS Rupestre foi ministrada de 11 a 14 de julho, com e desenvolvida em quatro etapas, apresentação teórica, técnicas de stencil, caps, jatos, ampliação de desenhos e prática de grafitti mural, por profissional indicada pela Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Difusão Cultural e do Núcleo de Artes Visuais da FCMS.

A oficina também contou com a participação do gerente de Patrimônio Cultural da FCMS, Caciano Lima que ministrou a palestra Grafitti – Um patrimônio cultural, em que apresentou dados sobre essa arte em Mato Grosso do Sul, onde encontram-se vestígios de uma riqueza artística rupestre imensurável, além de animais, como ossadas de preguiças-gigantes preservadas nas cavernas da região da serra da Bodoquena.

Após as aulas teóricas, a artista e arte-educadores realizaram pinturas em praças e na Biblioteca Pública de Naviraí, deixando as marcas do aprendizado e a importância da cultura do grafitti para a sociedade e modernizando o visual desses espaços.

A artista Para Marilena Grolli, a Arte Urbana dialoga com o público em geral, propõem o respeito e valorização do patrimônio público e cumpri um papel sociocultural significativo, espero levar aos Arte-educadores das diversas regiões do estado os conhecimentos básicos necessários para que os mesmos sejam os multiplicadores da mesma em suas regiões específicas.

Graduada em bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2002) e pós-graduada (Especialização) em Arte e Educação pela Faculdade Unidas de Campo Grande (Fic/Unaes - 2004). Além de cursos, oficinas na área de Artes Visuais. Já realizou diversas exposições tanto individuais quanto coletivas, nacional e internacionalmente, além de ser selecionada e premiada com sua produção artística, tanto no estado quanto em âmbito nacional .

Foi jurada, coordenadora e curadora de diversas exposições, Salões e eventos na área de Artes. Atualmente é Gestora de Artes do Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Artista Plástica, Grafiteira e integrante do grupo de artistas da Freeart Agency (São Paulo – SP) e da Confraria Sociartista de MS.

"Com a oficina "Grafitti MS Rupestre", comemoramos os 40 anos de criação do Estado e divulgamos por meio da Arte Grafitti nossa expressão rupestre com representações das mesmas em murais pelos municípios sul-mato-grossenses", destaca a artista plástica e grafiteira Marilena Grolli.