Feira literária de Bonito abre na quarta com apresentações

Adiada em duas oportunidades por falta de liberação de recursos, 3ª Feira Literária de Bonito (Flib) homenageia Clarice Lispector e Maria da Glória Sá Rosa. O lançamento será nesta sexta, na Capital

Por: Elvio Lopes - 05/12/2017 07h00

 
Guilherme Rondon está entre as apresentações musicais da 3ª Feira Literária de Bonito Guilherme Rondon está entre as apresentações musicais da 3ª Feira Literária de Bonito

De Campo Grande

Um dos mais importantes eventos da literatura sul-mato-grossense, adiado em duas oportunidades por falta de liberação de recursos do governo federal, a 3ª Feira Literária de Bonito (Flib), vai acontecer esta semana, de 6 a 10 de dezembro, em diversos espaços culturais daquela cidade, com variadas atividades voltadas ao público, leitores e escritores e homenagens às memórias de Clarice Lispector e Maria da Glória Sá Rosa. O tema da 3ª Flib é "Literatura: a reinvenção da realidade". Os recursos foram liberados na última semana e a feira confirmada em lançamento na sexta-feira (1), na Capital.

A curadora da feira, professora Maria Adélia Menegazzo destaca que o pensamento de Clarice Lispector é o ponto de partida da 3ª Flib, procurando aproximar o leitor, o autor e o livro. "Partimos do princípio de que a literatura, nos seus diferentes gêneros e formas dá ao leitor a oportunidade de se defrontar com um outro, o autor, e com ele refletir sobre uma realidade feita em palavras", afirma a curadora.

Ela destaca ainda que, desde a primeira edição, a Flibonito vem desenvolvendo um trabalho junto às escolas da cidade de Bonito, com atividades lúdicas, coordenadas pela professora Marlei Sigrist, baseado na convicção de que ao promover uma melhor qualificação de leitores potenciais, resultará como retorno cidadãos capazes de ler o espaço ao seu redor com maior competência.

Programação

A programação começa na quarta-feira às 18h, com a abertura oficial, seguindo-se a progração Cerimonial Salim Haqzan e apresentações culturais até às 20h; na quinta-feira (07), com atividades a partir das 7h30 na Praça da Liberdade, uma das quais a apresentação de Ruberval Cunha; teatro infantil pelo Grupo Teatral de Risco; contação de histórias e oficinas literárias; às 17h, no Espaço Hora da Estrela, a escritora Raquel Naveira ministra a palestra "Maria da Glória Sá Rosa: uma vida dedicada à Literatura e à Cultura" e, às 20h, seção de autógrafos com lançamentos de livros. No mesmo horário, no Palco Principal, o espetáculo musical Duo JK.

Na sexta-feira as atividades também começam às 7h30 na Praça da Liberdade e continuam pelos demais espaços da feira; às 17h, no Espaço Hora da Estrela, Lucilene Machado aborda Reinventando Clarice, seguindo-se o Dedo de Prosa e, às 20h, no Palco Principal, show com Geraldo Espíndola.

No sábado, as atividades começam às 8h30, na Praça da Liberdade e prosseguem durante o dia; às 10h, Alex Fraga e Patrícia Pirota apresentam Blogs e Outras Mídias no Espaço Hora da Estrela, onde também participam, ás 14h, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letra e às 15h, a União Brasileira de Escritores (UBE). No Palco Principal, às 19h, show com Guilherme Rondon e, às 20h30, show com Maria Alice.

No domingo (10) acontece às 10h, no Espaço Hora da Estrela, a premiação dos alunos das escolas de Bonito; seguindo-se a premiação simbólica do Prêmio Guavira de Literatura e, às 11h, o encerramento da 3ª Feira Literária de Bonito e show com Melanina Sound Club.