Em Campo Grande Exército celebra data e homenageia personalidades

Ordem do Dia do comandante do Exército foi lida durante solenidade no campo de parada do Comando Militar do Oeste

Por: Elvio Lopes - 19/04/2017 17h53

Tropa desfila em homenagem ao Dia do Exército com sobrevôo de helicópteros no campo de parada do CMO Tropa desfila em homenagem ao Dia do Exército com sobrevôo de helicópteros no campo de parada do CMO

O Comando Militar do Oeste (CMO) e as organizações militares subordinadas participaram na manhã de ontem das comemorações do Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, com desfile militar, homenagens a personalidades civis e militares e leitura da Ordem do Dia do comandante do Exército, general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

A semana também contou com celebrações religiosas e uma exposição de artigos militares na Praça Ary Coelho, na Capital. A solenidade foi presidida pelo general de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas e contou com a participação do governador Reinaldo Azambuja e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.

A abertura foi realizada pelo próprio general Menandro, que destacou a importância da presença das forças militares na fronteira oeste do País para garantir a soberania do território nacional e manter a paz entre os povos vizinhos e combater ilícitos fronteiriços, como tráfico de armas e drogas e proporcionar segurança à população. O CMO tem sob sua jurisdição as organizações militares de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e de Aragarças (GO).

Homenagens

A Medalha da Ordem do Mérito Militar foi outorgada, no grau Grande Oficial, aos senadores Simone Nassar Tebet e Pedro Chaves dos Santos Filho; no grau Oficial, Olavo Silva Oliveira Neto; capitão Valentim Sandim Soares e 1ºs tenentes Paulo Theodoro de Souza e Sebastião Gomes da Silva; no grau Cavaleiro, os coronéis Elias Leocádio da Silva Júnior, Sérgio Goya e Luis Henrique dos Santos Lopes; os coronéis R1 Romeo Heitor Lageado Moreira e Nivaldo Viana Gramosa; os 1ºs tenentes Carlos Augusto Furtado Betim, Francisco Antonio de Andrade Costa, João Carlos Pereira Ferreira, Paulo Afonso Canabarro, Cesar Henrique Bagatolli e Janilson Santos Flores e o subtenente Porfírio Benites. A Medalha do Exército Brasileiro foi outorgada ao coronel-aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça; ao capitão de Corveta Alessandro Anilton Maia Nonato; delegado João Paulo Sartori, da Polícia Federal; aos jornalistas Nilton Vicente da Cruz; Pierri Adri e João Bosco de Castro Martins, diretor-presidente da Rádio e TV Educativa do MS; a Inácio Guitte Melges e Expedito Pereira Lima Júnior.

Foram agraciados com o diploma de Colaborador Emérito do Exército Aparecido dos Passos Júnior, procurador-chefe da União no Estado; o delegado-Geral de Polícia Civil do MS, Marcelo Vargas Lopes; o superintendente da Infraero, Richard Aldrin Fernandes Custódio; Jorge Luiz de Oliveira da Silva, juiz da Justiça Militar; coronel-aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, comandante da Base Aérea de Campo Grande (Ala 5); Nicomedes Silva Silva, da TV Morena e Sirlei Golin Brustolin, patroa do CTG Farroupilha.

Ordem do Dia

Entre os destaques da Ordem do Dia do comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, está uma crítica à atual situação política brasileira, provocada pela crise moral, resultado dos escândalos de corrupção e defensa da Constitui~ção Federal. "Não há atalhos fora da Constituição! O caminho a ser seguido requer a sinergia de todos... Temos fé nos valores da democracia, na nossa gente, na resiliência que nos fez vitoriosos tantas vezes e na cordialidade que requer respeito às desigualdades e diferenças", destacou o general.

Ele também ressaltou que, "apesar dos esforços dos governos, o colapso da segurança pública nos cobra dezenas de milhares de vidas por ano, a aguda crise moral, expressa em incontáveis escândalos de corrupção, nos compromete o futuro, a ineficiência nos retarda o crescimento, a ausência, em cada um de nós, brasileiros, de um mínimo de disciplina social, indispensável à convivência civilizada, e uma irresponsável aversão ao exercício da autoridade oferecem campo fértil ao comportamento transgressor e à intolerância desagregadora", afirmou Villas Bôas.

Após a solenidade, as tropas do CMO e de suas organizações militares desfilaram em comemoração ao Dia do Exército, animadas pela Banda de Música do CMO. Helicópteros do Exército também realizaram sobrevôos no Campo de Parada do CMO.

Governador Reinaldo Azambuja, general Menandro, comandante do CMO e senadora Simone Tebet Governador Reinaldo Azambuja, general Menandro, comandante do CMO e senadora Simone Tebet