Rubenio Marcelo lança hoje livro de prosa e crítica

"Palavras em Plenitude - Prosa e Crítica Cultural", apresenta textos de resenhas, crônicas, ensaios, críticas culturais, expressões e personalidades da cultura

Por: Elvio Lopes - 21/05/2018 14h59


Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor e crítico cultural. É membro e atual secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor e crítico cultural. É membro e atual secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

O poeta, escritor, compositor e músico Rubenio Marcelo será o protagonista da noite cultural e de autó-grafos no auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na noite desta terça-feira, quando lança sua mais recente obra literária, o livro "Palavras em Plenitude – Prosa e Crítica Cultural", publicada pela Editora Life. O evento será às 19h30, no auditório da ASL, com apoio do Fundo Municipal de Investi-mentos Culturais (Fmic), abordando diversos assuntos relacionados à cultura regional e nacional.

A nova obra de Rubenio Marcelo traz textos em prosa, contendo resenhas, crônicas, ensaios com enfoques de crítica referentes a nomes da arte e da cultura, expressões e personalidades atuais ou saudosas, que mostram, por meio de análises, um significativo recorte de setores da arte geral e aspectos culturais e artísticos produzidos em Mato Grosso do Sul, além de relevantes registros históricos.

Com prefácio do escritor Geraldo Ramon Pereira, membro da ASL e apresentação de Valmir Batista Corrêa, também membro da academia e do Instituto Histórico e Geográfico do MS (IHGMS), "Palavras em Plenitude" proporciona a estudantes, pesquisadores e aos leitores, o enfoque de características de obras e produções artísticas significativas, bem como informações da nossa história e da arte/cultura regionais.

Ramon Pereira define a obra de Rubenio Marcelo como uma "oportuna coleção de análises críticas, literárias e outras, com crônicas originais, cada qual confeitada numa evolução temática específica, fluente e bem concatenada, em que cada capítulo é uma peça colorida de uma vívida engrenagem, cuja textura global – além de transmitir interessantes informações – alenta a alma do leitor, conforme a sua necessidade de momento", escreveu o prefaciador.

Para Valmir Corrêa, o livro "Palavras em Plenitude" reúne textos e ensaios autorais que sintetizam produção artística regional contemporânea, bem como a memória cultural e outros fatos em prosa, todos dosados com expressiva qualidade literária. "Contribui para divulgar fatos e críticas literárias e artísticas, construindo um expressivo mosaico do que foi produzido por escritores regionais e nacionais e faz justíssimas homenagens a personagens que deixaram suas marcas na história cultural brasileira", define o escritor e historiador.

Samuel Medeiros, também escritor e historiador, que assina comentário na orelha do livro, destaca "Palavras em Plenitude" como um passeio pelas manifestações culturais e artísticas regionais. O professor e crítico literário Paulo Nolasco, também membro da ASL, destaca que a obra "merece toda a contempla-ção dos leitores e os aplausos do momento histórico que o consagrou, desde a sua gestação, até este ensejo de sua publicação".

Autoria

Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor e crítico cultural. É membro e atual secretário-geral da Acade-mia Sul-Mato-Grossense de Letras (cadeira nº 35). Autor de 12 livros e três CDs, é filiado à União Brasileiros de Escritores, subseção de Mato Grosso do Sul (Ube/MS) e um dos autores homenageados no livro "Vozes da Literatura" da Fundação estadual de Cultura, que também enfoca sua obra e biografia.

Escreve como colunista da revista Destaque, e para o Suplemento Cultural do jornal Correio do Estado. É um dos vencedores do tradicional concurso "Noite Nacional da Poesia". Recentemente, lançou o livro de poemas "Vias do Infinito Ser", pela Editora Letra Livre, e - em show aberto no Serviço Social do Comércio (Sesc) Morada dos Baís - o CD musical "Parcerias: na Poética de Rubenio Marcelo". Além de "Palavras em Plenitude", destacam-se as suas mais recentes obras: "Graal das Metáforas", "Horizontes d’Versos", "Voo de Po-lens", e "Veleiros da Essência". No mês de março, lançou livro e o seu CD "Parcerias" em Portugal, no Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro. Também advogado e revisor, é membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e reside em Campo Grande.

Serviço

"Palavras em Plenitude –Prosa e Crítica Cultural" de Rubenio Marcelo

Local: Auditório da ASL, que fica na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco.

Entrada Franca