Festival de Teatro tem inscrições abertas

Comissão selecionará sete peças que serão apresentadas; produções concorrerão a prêmios


O Festival de Teatro do Rio de Janeiro, que está na sua 18ª edição, está com inscrições abertas até o dia 20 de maio. Promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, este ano será homenageado o ator Pedro Paulo Rangel que tem 43 anos de uma carreira premiada por suas atuações em novelas, séries, filmes e espetáculos.

Leg: Festival vai homenagear o ator Pedro Paulo Rangel (Foto: Divulgação) Leg: Festival vai homenagear o ator Pedro Paulo Rangel (Foto: Divulgação)

Uma comissão selecionará sete peças que serão apresentadas, em agosto, no Rio de Janeiro. Além das apresentações, as produções também concorrerão a premiação nas categorias ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, direção, figurino, cenografia, iluminação, texto e melhor espetáculo – que conta com dois resultados: o do júri oficial e do voto popular. As melhores montagens indicadas pelo júri oficial e pelo voto popular receberão premiações em dinheiro.

Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site (www.uva.br/festivaldeteatro) e encaminhar o material solicitado pelos Correios como texto, currículo dos atores e fotos de cenas da peça, vídeo da peça, entre outros.

O Festival de Teatro do Rio já teve mais de 2 mil grupos de todo o país inscritos, sendo que quase 50 grupos já se apresentaram e cerca de 40 mil pessoas assistiram às peças encenadas. Só na última edição, recebeu mais de 100 inscrições. Além da exibição de peças, são realizados debates sobre os espetáculos e oficinas com renomados diretores, atores e produtores teatrais.

“Incentivamos a dinâmica cultural e o intercâmbio entre artistas e grupos de diferentes regiões. A partir da inclusão cultural, promovemos a inclusão social, já que o público tem a chance de, durante uma semana, assistir a peças selecionadas no Brasil todo. Além disso, os espectadores têm a possibilidade de debater com os artistas e também de votar no melhor espetáculo”, afirma Maria Anunciata de Almeida, diretora do Centro Cultural Veiga de Almeida e do Festival.

A cada edição, o Festival de Teatro do Rio homenageia um artista que tenha, em sua história profissional, grande ligação com os palcos. Entre os prestigiados em edições anteriores estão: Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Milton Gonçalves, Nathália Timberg, Renata Sorrah, Marieta Severo, Laura Cardoso, Tônia Carrero e Sérgio Britto, entre outros.


Comentários

 



 
 
 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades