27/03/2013 08h35 - Atualizado em 27/03/2013 08h35

Festival América do Sul

Programação será realizada em maio na cidade de Corumbá

 
Do Progresso
O acordeonista Wilson de Oliveira será um dos homenageados do FAS  (Foto : divulgação/Racid) O acordeonista Wilson de Oliveira será um dos homenageados do FAS (Foto : divulgação/Racid)

O 10º Festival América do Sul (FAS) anunciou as grandes atrações musicais que irão movimentar a cidade de Corumbá de 1º a 5 de maio. Neste seleto grupo estão nomes como: Dona Ivone Lara, Cidade Negra, Jorge Aragão e Ana Carolina. “O FAS é um festival plural, amplo, aonde pessoas de toda a América do Sul vêm para celebrar Corumbá, celebrar Mato Grosso do Sul, celebrar esse continente”, enalteceu o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, para quem o evento já se tornou uma marca do próprio Estado de Mato Grosso do Sul.

O Festival vai agraciar com homenagens o acordeonista Wilson de Oliveira, João de Arruda Pinheiro, um pioneiro no transporte de carga, gado e pessoas em lancha pelo rio Paraguai; a artesã Josefina Alves Ribeiro (in memorian), especialista no uso de fibras naturais como o aguapé; Ivone Torres Moraes, responsável pela tradicional festa anual em homenagem a São Pedro, com procissão fluvial; e Rubén Barreiro Saguier, ensaísta, poeta e advogado que foi embaixador do Paraguai na França.

Em comum, todos esses representantes da arte e da cultura têm a ligação com o Rio Paraguai.“Este ano tivemos uma mudança de foco na homenagem.

O grande homenageado é o próprio Rio Paraguai, que trouxe desenvolvimento econômico, social, cultural e é tão ligado à religiosidade”, explicou o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

Novidade também nas atrações que se apresentarão no palco principal dos shows musicais. O uruguaio Jorge Drexler, o primeiro artista latino-americano a ganhar o Grammy, o Oscar da música, é um dos convidados.

Dança, cinema, teatro, literatura, palestras, artes plásticas, artesanato e ainda as atividades paralelas como oficinas e apresentações de artistas de rua completam a programação.

Todos os detalhes da agenda cultural dos cinco dias do Festival América do Sul 2013 estarão disponíveis em breve no site oficial do Festival.

O FAS envolve, além do Brasil, o Paraguai, a Argentina, a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Peru, o Uruguai e a Venezuela.




 
 
 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades