A importância de cuidar dos dentes durante a gravidez

Vários são os estudos que associam esta infeção periodontal ao atraso de crescimento do feto, parto prematuro e bebés de baixo peso.

Pais&Filhos - 12/08/2017 18h30

A grávida pode e deve realizar tratamentos dentários. (Foto: Divulgação) A grávida pode e deve realizar tratamentos dentários. (Foto: Divulgação)

Na cavidade oral, como reflexo das alterações hormonais, cardiovasculares e emocionais, ocorre um aumento de irrigação sanguínea das gengivas que propicia maior tendência à acumulação de bactérias e, assim, acentuada inflamação gengival. Se adicionar a esta inflamação - que é natural ocorrer durante a gravidez - uma higiene oral pobre vários são os problemas dentários que podem ocorrer, desde uma simples gengivite até à instalação de doença periodontal, doença esta infecciosa com alto potencial de destruição óssea.

Vários são os estudos que associam esta infeção periodontal ao atraso de crescimento do feto, parto prematuro e bebés de baixo peso.

Mamãs, a doença periodontal não se pode instalar na vossa boca! Muitas vezes as mamãs não procuram o médico dentista durante a gravidez por receio que o tratamento dentário influencie negativamente o desenvolvimento do bebé e também pelo próprio medo dos tratamentos dentários. Este conceito é completamente errado e desapropriado atualmente.

A grávida pode e deve realizar tratamentos dentários durante a gravidez tendo em atenção que período mais cómodo e seguro para a realização de tratamentos dentários é o segundo trimestre. Fale com o seu médico dentista, explique as suas dúvidas e ansiedades, deixe que ele avalie a sua saúde oral e faça os tratamentos necessários de forma a prevenir qualquer dor ou infecção durante o melhor período da sua vida, a gravidez. Ao cuidar da sua saúde oral está a cuidar da saúde do bebé.

Muitas mulheres sofrem de vómitos matinais recorrentes que são responsáveis pela descida de pH na boca e diminuem a produção de saliva. Nesta fase como a mulher está sujeita a um risco aumentado de lesões de cárie dentária siga as recomendações:

  • Escolha uma escova de dureza média e uma pasta de dentes com flúor;

  • Use fio dentário diariamente, só ele consegue limpar as faces de contacto entre os dentes;

  • Sempre que tiver vómitos deve lavar a boca logo de seguida, preferencialmente com um colutório com clorohexidina na sua composição;

  • Siga uma dieta equilibrada, evitando alimentos açucarados e bebidas com gás;