24/09/2013 17h39 - Atualizado em 24/09/2013 17h39

Neymar faz gol, e Barcelona goleia por 4 a 1

 
globo esporte

Acabou o jejum de gols de Neymar no Campeonato Espanhol. E em grande estilo. O brasileiro foi um dos destaques no passeio do Barcelona nesta terça-feira, no Camp Nou, que resultou em vitória por 4 a 1 sobre a Real Sociedad. O camisa 11 marcou um gol e deu passe para outro, de Messi, além de participar de belas jogadas do time blaugrana, que segue líder, com 100% de aproveitamento e igualou seu melhor início na competição, com seis vitórias. Busquets e Bartra completaram o placar, enquanto De La Bella diminuiu para os visitantes.

Este foi o primeiro gol de Neymar na liga, e o segundo dele pelo Barça – antes, ele havia balançado as redes contra o Atlético de Madri, pela Supercopa da Espanha. Curiosamente, a "estreia" do camisa 11 foi contra o mesmo adversário em que Romário e Rivaldo marcaram pela primeira vez com a camisa blaugrana, em 1993 e 1997, respectivamente. Além disso, a assistência foi a quinta dele na equipe catalã, a quarta somente no Campeonato Espanhol.

Mas Neymar não foi o único destaque do Barcelona. Com uma atuação espetacular, especialmente no primeiro tempo, o time catalão não tomou conhecimento da Real Sociedad. Adotando um estilo mais direto, embora ainda calcado na troca de passes comandada por Iniesta e Xavi, o Barça voltou a encantar o torcedor, que aplaudia a cada bela jogada criada pelos craques, talvez inspirados pelo aniversário de 56 anos do Camp Nou. Para completar, o time voltou a ter maior posse de bola - 67% -, depois de ficar em desvantagem no quesito contra o Rayo Vallecano.

Neymar e Messi comemoram um dos gols da dupla na partida (Foto: AFP)
Neymar e Messi comemoram um dos gols da dupla na partida (Foto: AFP)

Espetáculo no primeiro tempo

Atuando na fase de grupos da Liga dos Campeões, a Real Sociedad não é um time fraco. No início da partida, os bascos mostraram isso, ao quase abrirem o placar num lindo chute de Seferovic, que bateu na trave. Entretanto, os visitantes tiveram o azar de topar com um Barcelona inspiradíssimo e não foram capazes de segurar o ataque blaugrana.

Logo aos quatro minutos, a primeira falha da defesa basca não foi perdoada. Alexis cruzou da direita, o zagueiro Cadamuro e o goleiro Bravo deixaram a bola passar, e a bola sobrou para Neymar, que só precisou completar para as redes.

Na comemoração, chute com raiva na bola já dentro do gol e abraço de Messi. O argentino daria mais um cumprimento ao brasileiro aos oito minutos. Após linda jogada pela esquerda, Neymar cruzou na cabeça de Messi, que, de peixinho, ampliou a vantagem blaugrana: 2 a 0.

A partir daí, o que se viu foi um espetáculo do Barcelona. Trocando passes em velocidade e envolvendo a frágil defesa rival, os jogadores criaram belíssimas jogadas. Na melhor delas, Xavi, Messi e Iniesta tabelaram de calcanhar até a bola sobrar para Neymar na esquerda. O brasileiro deu um lindo drible em Estrada e rolou para o argentino, que errou na finalização.

Com tanto domínio, o terceiro gol veio rápido. Aos 22 minutos, após cruzamento de Daniel Alves da direita, Messi tentou de letra e, depois, no rebote de Bravo, chutou na trave. Na sequência, a bola sobrou para Busquets, que acertou um lindo chute de canhota e balançou as redes.

Goleada definida

Na segunda etapa, o Barcelona seguiu criando chances, mas a eficiência na hora de finalizar não foi a mesma. Messi, particularmente, começou inspirado, levando perigo em duas boas jogadas individuais. Depois, o argentino puxou contra-ataque e rolou para Neymar, que chutou mal, e Bravo fez a defesa.

Ainda entregue, a Real Sociedad chegou a esboçar reação aos 19 minutos, quando conseguiu sua primeira jogada de perigo. Após cruzamento na área, Agirretxe dominou com categoria, se livrou de Piqué e cruzou rasteiro para De La Bella completar para o gol e diminuir.

Os bascos ainda chegariam em dois chutes de longe de Griezmann, mas, fora isso, seguiram passando sufoco na defesa. Em seu último ato, aos 31 minutos, Messi fez bela jogada dentro da área, passou por três marcadores e cruzou rasteiro para Barta escorar para o fundo das redes e dar números finais à goleada: 4 a 1.




 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades