05/11/2013 07h02 - Atualizado em 05/11/2013 07h02

Marco lança Salão de Arte de MS hoje em Campo Grande

Museu de Arte Contemporânea recebeu inscrições de 135 artistas de várias regiões do País e selecionou 20 para salão

 
Elvio Lopes
Do Progresso
Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande lança Salão de Arte de MS hoje à noite (Foto :  ELVIO LOPES) Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande lança Salão de Arte de MS hoje à noite (Foto : ELVIO LOPES)

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lança oficialmente hoje o Salão de Artes de MS – 2013, no Museu de Arte Contemporânea do Estado (Marco), localizado no Parque das Nações Indígenas.

Segundo o presidente da FCMS, Américo Calheiros, foram 135 artistas inscritos de todo o Brasil, entre os quais 18 de Mato Grosso do Sul e, pelo regulamento, apenas 20 foram selecionados para representar a arte contemporânea deste ano. Dos 20 artistas selecionados, sete serão premiados com R$ 6 mil cada e suas obras incorporadas ao acervo do Marco. Os demais artistas receberão R$ 1.000,00.

Conforme o edital, as inscrições para o Salão de Arte de Mato Grosso do Sul foram realizadas no período de 4 de junho a 22 de julho e exposição programada para o período de 6 de novembro deste ano a 23 de fevereiro de 2014. Foram inscritos trabalhos nas categorias de desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, objeto, instalação, arte digital, vídeo-arte e linguagens periféricas.

O Salão de Artes de MS é uma realização do Governo do Estado, por intermédio da FCMS, com a finalidade de ampliar o diálogo com a produção atual das artes visuais e estimular a reflexão sobre a produção atual das artes visuais, conforme o próprio regulamento.

Ainda constam como objetivos do salão, o estímulo à reflexão sobre a produção cultural brasileira, de maneira a contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural, além de possibilitar a compreensão das múltiplas linguagens e expressões, não se limitando somente as de caráter local.

Os artistas selecionados para o Salão de Artes de MS são Alvaro da Cunha Azzan (SP), André Vechi Torres (DF), Ayla Tavares Brilhante (RJ), Francisco José Franco dos Santos (PR), Diego de Sousa Santos (CE), Evandro Batista Prado (SP), Giovanni Ferreira de Souza (RS), Jonir Benedito de Figueiredo (MS), Jose Carlos Suci Junior (SP), Leandra Carvalho do Espírito Santo (RJ), Lucio Volpini (RJ), Luiz Fernando Ricardi (SP), Maicon Medeiros da Silva (SP), Marcos Muniz da Silva (SP), Maria Eugênia Lima Baptista (RJ), Mônica Flavia Cardoso Carvalho (SE), Oswaldo Guimarães Barbosa (MS), Priscilla Paula Pessoa (MS), Sidnei Carlos do Amaral (SP) e Vicencia de Almeida Gonsales (SP).

Premiados

Os artistas premiados são Diego de Sousa Santos (CE), Francisco José Franco dos Santos (PR), Giovanni Ferreira de Souza (RS), Jose Carlos Suci Junior (SP), Marcos Muniz da Silva (SP), Priscilla Paula Pessoa (MS) e Sidnei Carlos do Amaral (SP). O lançamento do Salão de Arte de MS será às 19h30 de hoje, na Rua Antonio Maria Coelho, 6.000, no Parque das Nações Indígenas, com entrada franca.