08/02/2013 18h07 - Atualizado em 11/02/2013 06h07

Comércio abre nesta segunda e fecha na terça-feira

 
Flávio Verão
Do Progresso
População teve a oportunidade de ir às compras no domingo (Foto : Marcos  Ribeiro/OPROGRESSO) População teve a oportunidade de ir às compras no domingo (Foto : Marcos Ribeiro/OPROGRESSO)

O carnaval vai mudar o horário de funcionamento de alguns serviços e estabelecimentos na cidade de Dourados. O comércio abrirá normalmente neste domingo, das 9h às 17h, e fechará as portas na próxima terça-feira, feriado de carnaval. Já as repartições públicas, como as agências bancárias, estarão fechadas na segunda e terça-feira e só reabrem na Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 12h.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom) Valter Castro, nem todos os estabelecimentos do comércio estarão abertos no domingo. “Durante convenção ficou decidido que o comércio abrirá um domingo por mês, no entanto é facultativo”, disse ele.

“Geralmente são as maiores lojas e redes que abrem nesse dia, uma oportunidade a mais para vender e atrair a clientela que não tem tempo de fazer suas compras em dias de semana”, lembra o presidente do Sindicom. Na segunda-feira o comércio abre normalmente, assim como na Quarta-Feira de Cinzas.

Neste feriadão de carnaval serão mantidos apenas os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança e limpeza. No caso da limpeza de rua, conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes vão trabalhar hoje até 14h. Já na segunda as atividades serão o dia todo, com folga apenas na terça-feira de Carnaval. A coleta de lixo acontece normalmente, com exceção da terça-feira de Carnaval, quando será folga dos funcionários do setor.

Já as unidades de saúde dos bairros reabrem na quarta-feira às 13h, mas o PAM (Pronto Atendimento Médico) funciona normalmente todos os dias até meia-noite. A partir desse horário, qualquer atendimento é feito no Hospital da Vida.

De acordo com a assessoria da prefeitura, as ambulâncias municipais e o Samu também ficarão à disposição da população durante todo o feriado, principalmente no Estádio Douradão onde acontece o Dourados Folia 2013. O evento começa hoje e se estende até a noite de terça-feira.

As escolas da Rede Municipal de Ensino, conforme informou a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi, só retornam na quinta-feira. O mesmo procedimento foi adotado para os Ceims, (Centros de Educação Infantil Municipal).

O governador André Puccinelli publicou portaria informando que será ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na segunda e terça-feira e na quarta no período da manhã, sendo que o expediente será retomado a partir das 13 horas.

FISCALIZAÇÃO

Em Dourados a Polícia Militar vai utilizar os chamados etiloteste químico, nas fiscalizações de trânsito no carnaval. A resolução diz que o motorista será autuado por infração administrativa quando o bafômetro registrar pelo menos 0,05 miligrama de álcool por litro de ar expirado (0,05 mg/L).

Valores abaixo disso estão dentro da margem de erro do equipamento, casos em que o motorista poderia ser acusado injustamente. inicialmente serão utilizados mil etilotestes.

 
 
 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades