Dourados registrou 65 casos de AIDS/HIV em 2016

São mais de 36 milhões de pessoas infectadas no mundo

Por: Vinicios Araújo - 01/12/2016 10h09

Dezembro Vermelho é o mês de luta contra a AIDS. Dezembro Vermelho é o mês de luta contra a AIDS.

Em 2016, segundo o Serviço de atendimento especializado (SAE/CTA), foram registrados, em Dourados, 65 casos de AIDS/HIV. Campanhas de prevenção em alusão ao Dezembro Vermelho, Mês de Luta contra a AIDS/HIV, estão sendo realizadas desde o último dia 21 de novembro.

1º de Dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra AIDS. A UNAIDS (Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) afirma que em 2015 no Brasil haviam cerca de 830 mil pessoas vivendo com o vírus, e estima-se que ainda em 2015, novos 44 mil casos foram diagnosticados.

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível e os casos mais acentuados, no Brasil, são entre gays do sexo masculino com idade de 15 a 44 anos.

Os primeiros caso de AIDS registrado no mundo foram no ano de 1978 nos Estados Unidos, Africa Central e Haiti, mas classificado somente em 1982. Já no Brasil o primeiro diagnóstico foi anunciado em 1980, na cidade de São Paulo, porém classificado também em 1982.

O objetivo da ONU é acabar com a epdemia da AIDS/HIV até 2030, porém nesse ano o aumento de casos foi alarmante. O sobressalto mais expressivo foi registrado no Leste Europeu e Ásia Central, onde o aumento foi de 57%. No Brasil registrou-se aumento de 4% dos casos.

O vírus apresenta sintomas comuns a outras doenças, sendo os primeiros a se manifestarem: emagrecimento rápido, diarréia, falta de apetite, cansaço e fadiga, principalmente muscular, febre, caroços e ínguas pelo corpo. Porém, nenhum desses sintomas definem a soropositividade do paciente, por isso é preciso realizar o teste anti-HIV.

"O SAE trabalha com inúmeras ações através da equipe multidisciplinar aos pacientes de HIV, AIDS, HV, e outras DST’s. O CTA trabalha com toda a prevenção, tanto aqui quanto em instituições, e junto com a sociedade" informou a coordenação do programa.

A unidade SAE/CTA em Dourados está localizada na Rua dos Missionários, nº 420 - Jardim Caramuru. Atendimento pelo telefone: 673423-9150.